Colóquio Internacional Políticas da Memória : Experiências entre Arte e História - 5 a 8 de novembro

29/10/2013 15:40

Este colóquio é o primeiro resultado do acordo de cooperação internacional firmado entre o Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o Departamento de Artes Plásticas da Universidade Paris I – Panthéon-Sorbonne em torno do tema Memórias e Ficções Urbanas. Iniciados no âmbito da universidade, os debates aqui propostos são potencializados pela parceria com o programa MAR na Academia, que vem construindo um importante campo de reflexões sobre as políticas do olhar, abrindo-se ao diálogo efetivo com as pesquisas e as produções artísticas realizadas a partir da universidade. Consideramos especialmente significativo que a realização deste colóquio se inscreva em continuidade a uma série de conferências, seminários e encontros já realizados pelo MAR em torno dos processos de transmissão da arte, da história e da cultura, com autores e artistas cujas contribuições inestimáveis buscam conferir inteligibilidade às perplexidades de nosso tempo.

As conferências serão realizadas no auditório do MAR - nos dias 05 e 07 de novembro - e no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa - nos dias 06 e 08 de novembro.

A programação, na íntegra, pode ser consultada no site do Museu de Arte do Rio: https://www.museudeartedorio.org.br/

Período de inscrição: de 23 a 30 de outubro de 2013

Divulgação da lista de inscritos: 1º de novembro de 2013